Projeto

O Projeto RIOS DO NOSSO LUGAR tem como objetivo promover um processo de educação ambiental e comunicação social voltado para docentes e discentes da rede estadual de ensino da região da Sub-bacia do Alto Tietê - Cabeceiras, contribuindo para a difusão dos conceitos das Políticas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos.

Este projeto pretende pesquisar e socializar informações acerca da realidade socioambiental da sub-bacia hidrográfica do Alto Tietê-Cabeceiras a partir de duas vertentes:


  • Histórica, de recuperação da memória coletiva das comunidades que habitam a região, por meio da coleta de histórias de vida dos moradores e sua relação com o espaço, numa investigação de como as transformações na paisagem interferem nos processos históricos e culturais e vice-versa.

  • Gestão Ambiental, estudos e levantamentos a respeito do diagnóstico ambiental da sub-bacia hidrográfica, relacionado às dinâmicas sociais, culturais e populacionais com as dinâmicas ambientais da atualidade.
Está criada, portanto, a trama de sentidos que nos levam a propor este projeto, um conjugado de linguagens artísticas, gestão de recursos hídricos, história ambiental, tradição oral do nosso lugar e fruição estética no espaço escolar.

Esperamos que esta iniciativa incentive a mobilização social das comunidades e grupos envolvidos e que os participantes do projeto sejam multiplicadores de ideias e ações de conservação e proteção dos recursos hídricos em seus locais de atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário